Nos domingos de inverno da minha infância, a casa inteira cheirava a carne de vaca e a paciência. As janelas embaciavam-se, o cão fazia ronda debaixo da mesa e a minha mãe levantava repetidamente a tampa de um tacho pesado, libertando uma nuvem de vapor com alho, vinho tinto e algo mais fundo que eu não conseguia identificar.
Não éramos uma família requintada. A carne de vaca vinha da zona mais barata, as cenouras eram sempre um pouco tortas e as cebolas faziam o meu pai chorar muito antes de as histórias o conseguirem. Mas, ao fim do dia, aquela carne de vaca cozinhada lentamente transformava-se em algo para o qual todos nos inclinávamos, com os cotovelos na mesa, à espera da primeira garfada.
Anos depois, na minha pequena cozinha, continuo a preparar o mesmo prato quase da mesma forma. Quase.
A carne de vaca cozinhada lentamente que marcou os meus domingos
O prato é enganadoramente simples: cortes rijos de carne de vaca, alourados até aderirem ligeiramente ao fundo, e depois deixados a desfazer-se devagar num banho de caldo, vinho e legumes. Nada nele anuncia “a receita do ano”.
Ainda assim, aquele tacho ao lume era o centro de gravidade da nossa família. Se entrasse em nossa casa nesses dias, a primeira coisa que fazia era respirar um pouco mais fundo. Bastava ficar junto à porta da cozinha para provar a tarde. É assim que se percebe que um prato tem raízes, e não apenas sabor.
A minha mãe nunca seguia uma receita escrita. Cozinhava de memória, por instinto, com aquele cálculo silencioso típico de quem já alimentou demasiadas pessoas esfomeadas para se prender a medidas exatas.
Juntava uma mão-cheia de cebola picada, uma palma de sal e precisamente três folhas de louro, “porque duas é preguiça e quatro é ganância”, como gostava de dizer. A carne entrava em cubos desajeitados, tocava no óleo quente e, de repente, toda a divisão mudava. Mais tarde chegava o vinho tinto, a chiar na panela e a soltar os pedaços dourados do fundo como se fossem segredos.
Todos conhecemos aquele instante em que o aroma, por si só, nos diz que o dia vai correr bem.
Olhando para trás, percebo que este prato de carne de vaca cozinhada lentamente tinha menos a ver com genialidade culinária e mais com tempo. O calor baixo e prolongado faz algo à carne, claro, mas também faz algo às pessoas.
As horas de fervura suave obrigavam-nos a ficar. Não se podia sair a correr quando o jantar ainda precisava de mais uma hora. Não se podia “comer só qualquer coisa rápida” quando o tacho já estava ao lume desde o meio-dia.
Esse ritmo ficou gravado em mim. Uma comida que pede tempo costuma devolvê-lo de outras formas: conversa, tranquilidade, a sensação de que, pelo menos durante algumas horas, o mundo pode esperar.
Como ainda a cozinho hoje, quase exatamente da mesma forma
Hoje em dia, quando faço esta carne de vaca, começo como a minha mãe: escolho os cortes “feios”. Acém, pá, por vezes até jarrete, se for o que estiver em promoção.
Corto a carne em pedaços grandes, não em cubos certinhos. Seco-os com papel de cozinha e coloco-os num tacho pesado, já quente e com uma fina camada de óleo. O primeiro chiar é indispensável. Deixo a carne ganhar uma cor um pouco mais escura do que parece prudente, até o fundo do tacho ficar coberto de pedaços dourados e teimosos.
Depois entram a cebola, a cenoura, o alho e um pouco de concentrado de tomate, mexidos até ficarem agarrados a tudo. Só então junto o vinho tinto, caldo suficiente para cobrir a carne até meio e um pequeno ramo de tomilho com folhas de louro.
Ao longo dos anos, aprendi onde este prato perdoa e onde não perdoa. Pode trocar-se o vinho tinto por cerveja. Pode substituir-se a cenoura por cherovia. Pode esquecer-se o concentrado de tomate num dia, e ninguém se revolta.
O que não se pode fazer é apressar o lume. Se o aumentar demasiado, o molho fica com um sabor agressivo e a carne contrai-se em vez de ceder. Se a impaciência levar a picar e mexer em excesso, perde-se a magia discreta de simplesmente deixar as coisas acontecer.
Sejamos honestos: ninguém faz isto todos os dias. Na maioria das noites, aquecemos sobras, abrimos frascos ou comemos de pé junto à bancada. Este prato pertence àquele espaço raro em que se decide, conscientemente, que o jantar demorará o tempo de que precisar.
Há um pormenor que mantenho exatamente como a minha mãe fazia, pequeno mas inegociável: salgo sempre a carne em duas fases. Um pouco no início e outro tanto a meio da cozedura.
Agora parece quase um ritual. Por volta da segunda hora, quando a carne está macia mas ainda não se desfaz, levanto a tampa, mergulho uma colher e provo. É nessa altura que ajusto o sal e a pimenta.
A minha mãe costumava dizer: “Não temperas a comida, temperas o momento”, e eu ria-me na altura.
Agora percebo.
Ela falava de prestar atenção.
- Aloure bem a carne antes de acrescentar líquidos.
- Mantenha o nível do líquido baixo: cubra a carne apenas até meio, nunca mais.
- Cozinhe em lume brando e lentamente: uma fervura suave, não uma ebulição vigorosa.
- Prove e volte a temperar a meio da cozedura.
- Deixe o prato repousar 15–20 minutos fora do lume antes de servir.
O que este prato ainda me dá, tantos anos depois
Quando preparo esta carne de vaca cozinhada lentamente, não estou apenas a procurar um sabor da infância. Estou a escolher o ritmo do dia.
O tacho vai ao lume, a chama baixa e, de repente, toda a tarde se estende de outra maneira. Dobra-se roupa entre uma mexidela e outra, respondem-se a mensagens de correio eletrónico com menos aspereza, alguém entra na cozinha a perguntar “Quanto tempo falta para estar pronto?” e fica para picar salsa.
Podia modernizá-lo. Podia trocar o tacho por uma panela de pressão, reduzir o tempo para metade ou guardar a receita numa aplicação brilhante. Mas não o faço. Não com este prato. Há receitas que funcionam precisamente porque resistem à otimização.
O que mais me surpreende é a forma como esta carne de vaca se tornou uma espécie de linguagem entre as pessoas de quem gosto. Os amigos sabem que, se lhe sentirem o cheiro no corredor, podem ficar para jantar. Os vizinhos já aprenderam que, no dia seguinte, pode aparecer à porta deles uma caixa de plástico com sobras ainda quentes.
Entretanto, a receita já entrou noutras casas. Alguém acrescentou cogumelos. Outra pessoa usa vinho branco e alho-francês. Um primo deita no final um quadrado de chocolate preto e garante que “arredonda o sabor”. Eu aceno, sorrio e continuo discretamente a fazê-la como me ensinaram, com os meus próprios pequenos ajustes.
A tradição não consiste em congelar um prato no tempo. Consiste em deixá-lo viajar sem que perca a sua essência.
Talvez não tenha crescido com esta exata carne de vaca cozinhada lentamente. Talvez a sua versão fosse um guisado de borrego, uma panela de feijão ou frango estufado que deixava as cortinas perfumadas durante dias.
Os pormenores contam menos do que a sensação: a certeza lenta de que algo bom está a acontecer no fogão, mesmo quando a vida lá fora parece instável. É isso que me faz continuar a picar cebolas em domingos sonolentos, a retirar as folhas de louro antes de servir e a sorrir quando a tampa do tacho treme só um pouco.
Se tiver um prato assim, escreva-o, mesmo que as medidas sejam “um pouco disto” e “até cheirar bem”. Partilhe-o, transmita-o e deixe que absorva outras cozinhas e outras vidas. Algures mais à frente, alguém estará junto ao seu próprio fogão a pensar: “Cresci a comer isto… e ainda hoje o faço da mesma maneira.”
| Ideia-chave | Pormenor | Valor para quem lê |
|---|---|---|
| Use cortes rijos e aloure-os bem | Acém, pá ou jarrete selados até ficarem escuros e com crosta | Transforma carne barata em pedaços tenros e cheios de sabor |
| Lume baixo e muito tempo | Fervura suave durante várias horas, mexendo o mínimo possível | Cria uma textura que se desfaz na boca e um molho rico |
| Tempere por camadas | Sal no início e novamente a meio da cozedura | Oferece um sabor equilibrado e desenvolvido, em vez de um final plano e demasiado salgado |
Perguntas frequentes:
- Que corte de carne de vaca resulta melhor para cozinhar lentamente?
Procure cortes mais rijos e bem entremeados, como acém, pá ou aba. São mais baratos, ricos em tecido conjuntivo e desfazem-se maravilhosamente com calor baixo e prolongado.
- Posso usar uma panela elétrica de cozedura lenta em vez de um tacho pesado?
Sim, mas aloure primeiro a carne e os legumes numa frigideira e só depois transfira tudo para a panela elétrica. Se saltar esse passo, perde-se muita profundidade e carácter.
- Como evito que a carne fique seca ou fibrosa?
Mantenha o lume baixo e estável, não deixe ferver em excesso e dê-lhe tempo suficiente. A carne seca significa frequentemente que o lume esteve demasiado alto ou que a cozedura foi curta demais, sobretudo em cortes magros.
- É mesmo necessário usar vinho neste tipo de prato?
Não obrigatoriamente. Pode substituir o vinho por mais caldo e um pequeno toque de vinagre ou um pouco de concentrado de tomate para dar frescura. O vinho acrescenta complexidade, mas o método é mais importante.
- Com quanta antecedência posso preparar carne de vaca cozinhada lentamente?
Este prato sabe muitas vezes melhor no dia seguinte. Pode prepará-lo com 1–2 dias de antecedência, refrigerá-lo e depois aquecê-lo suavemente no fogão, retirando a gordura solidificada à superfície antes de o aquecer.






Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário