Saltar para o conteúdo
Notícias

A baga-de-mármore africana Pollia condensata é uma joia viva azul

Mão a segurar mirtilo junto a prato com mirtilos, lupa e microscópio sobre mesa de madeira.
Neste artigo
  1. A cor estrutural da baga-de-mármore africana
  2. Brilho intenso e aspeto pontilhista
  3. Um sinal visual para as aves

O fruto da baga-de-mármore africana (Pollia condensata) é uma verdadeira joia viva, exibindo um deslumbrante brilho azul-metálico que nunca desvanece.

Contudo, as bagas não são realmente azuis no sentido que a maioria de nós imaginaria. Pelo menos, não possuem pigmento azul. Esta tonalidade fria resulta de uma extraordinária ilusão ótica, que só se revela ao observar muito de perto as células do fruto ao microscópio.

Foi precisamente isso que fez uma equipa liderada por investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, para descobrir como esta baga semelhante a mármore adquire o seu aspeto singular.

A cor estrutural da baga-de-mármore africana

No nosso mundo, a cor resulta habitualmente da coloração subtrativa. Os materiais absorvem combinações dos comprimentos de onda presentes na luz branca, e aquilo que permanece determina a cor do objeto.

Este fruto recorre a um artifício de cor estrutural: as fibras das paredes celulares exteriores estão dispostas numa estrutura especial em espiral, que leva as ondas de luz a interferirem entre si.

Esta organização em camadas faz com que algumas ondas se anulem e outras se intensifiquem, produzindo uma iridescência única em determinadas regiões do espetro. Neste caso concreto, são sobretudo os comprimentos de onda da luz azul que persistem.

“Esta coloração azul brilhante do fruto é mais intensa do que a de muitos materiais biológicos anteriormente descritos”, escrevem os investigadores.

“Esta é a maior refletividade alguma vez registada em qualquer organismo biológico terrestre, incluindo exoesqueletos de besouros, penas de aves e o famoso azul intenso das escamas das borboletas Morpho.”

Brilho intenso e aspeto pontilhista

Existem muitos exemplos de cor estrutural na natureza, mas este fenómeno é pouco comum nos frutos. Um mecanismo semelhante pode ser observado no fruto da árvore Elaeocarpus angustifolius, embora seja menos brilhante.

Em comparação com a luz refletida por um espelho prateado, a baga-de-mármore reflete 30 percent da luz que a atinge, um valor invulgarmente elevado. Embora a disposição em camadas de fibras torcidas faça predominar a luz azul, também se misturam algumas outras cores, conferindo-lhe um aspeto final ligeiramente pixelizado.

“A nossa investigação demonstra que a variação da espessura das multicamadas nos frutos de Pollia proporciona uma resposta ótica aparentemente única na natureza”, escrevem os investigadores.

“Embora a refletância azul seja dominante, a distribuição esparsa de células que refletem verde e vermelho dá ao fruto um intrigante aspeto pixelizado (pontilhista), não registado em qualquer outro organismo.”

Um sinal visual para as aves

Segundo os investigadores, todo este espetáculo tem uma função: ao atrair aves com a sua aparência marcante, o fruto de P. condensata pode assegurar uma dispersão mais ampla das suas sementes e, consequentemente, a continuidade da espécie.

Devido à estrutura das suas células, o fruto consegue conservar o seu aspeto atraente durante décadas.

Como a baga não tem valor nutricional, este fruto que transporta sementes precisa de se destacar visualmente.

As penas de pavão recorrem a uma técnica semelhante para chamar a atenção, embora nesse caso seja utilizada uma abordagem diferente de cor estrutural, combinada com pigmentos.

Mais uma vez, milhões de anos de evolução aperfeiçoaram a natureza de uma forma profundamente impressionante - mesmo antes de se conhecer o mecanismo por detrás do efeito. Ainda estamos a tentar acompanhar este processo no desenvolvimento das nossas próprias cores e materiais.

“Esta pequena planta obscura encontrou uma forma fantástica de criar um sinal irresistível, brilhante, cintilante, multicolorido e iridescente para todas as aves nas proximidades, sem desperdiçar as suas preciosas reservas fotossintéticas em alimento para aves”, afirma Beverley Glover, cientista de plantas da Universidade de Cambridge.

A investigação foi publicada na PNAS.

Últimos artigos

Margarida Leal

Margarida Leal é gastrónoma e comunicadora especializada em cozinha portuguesa, produtos do mar e valorização da gastronomia costeira. Interessada em receitas de polvo, marisco e tradições culinárias nacionais, partilha conteúdos sobre ingredientes, técnicas de preparação e experiências à mesa.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário